Dicas de Segurança na Internet.

6 dicas simples de Segurança na Internet a serem seguidas por todos.

 Muito já foi escrito sobre normas e regras adequadas de segurança na internet principalmente para aqueles que trabalham em locais remotos.

Embora as pessoas que são usuários comuns que usam seus dispositivos principalmente para atividades de lazer e os trabalhadores remotos precisem estar cientes e instruídos sobre as precauções para se proteger contra uma violação de dados em sua rede pessoal ou empresarial, tomar alguns cuidados necessários não precisa e nem deve ser complicado. Na verdade, existem muitas medidas simples que qualquer pessoa pode utilizar em casa para evitar ser vítima de um ataque cibernético pelos Hackers, Crackers e o Lammeres (Em outro artigo eu explico as diferenças deles)  . Abaixo algumas dicas para melhorar a segurança na Internet

  1. Sempre use senhas mais longas.

A maioria das pessoas utiliza senhas curtas e fáceis de lembrar e de serem decifradas por crackers  e  hackers, como:

123456 – Menos de um segundo para quebrar, mais de 103 milhões de usos contados

123456789 – Menos de um segundo para quebrar, mais de 46 milhões de usos contados

 12345 – Menos de um segundo para quebrar, mais de 32 milhões de usos contados

 qwerty – Menos de um segundo para quebrar, mais de 22 milhões de usos contados

 senha – Menos de um segundo para quebrar, mais de 20 milhões de usos contados

 12345678 – Menos de um segundo para quebrar, mais de 14 milhões de usos contados

 111111 – Menos de um segundo para quebrar, mais de 13 milhões de usos contados

 123123 – Menos de um segundo para quebrar, mais de 10 milhões de usos contados

1234567890 – Menos de um segundo para quebrar, mais de 9,6 milhões de usos contados

1234567 – Menos de um segundo para quebrar, 9,3 milhões de usos contados.

Esses são apenas algumas senhas segundo dados da Associação Brasileira de Consumidores e Titulares de Dados. Embora senhas aparentemente inofensivas, simples e inseguras sejam uma das maneiras mais comuns de se tornar suscetível a um ataque cibernético. Senhas fáceis de lembrar também são fáceis de hackear.

Uma regra básica é usar senhas que sempre contenham uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, além de números e símbolos ou caracteres especiais. Tome cuidado onde vai anotar as suas senhas. Evite a tentação de anotar todas as suas senhas no papel.

  1. Criação de senhas diferentes para contas diferentes.

Muitos de nós temos o costume e somos culpados de usar a mesma senha em várias contas por serem mais fáceis de lembrar. Mas é aí que está o grande problema, isso pode facilitar a descoberta das nossas senhas. A utilização de senhas diferentes adiciona um alto grau de dificuldade para qualquer Cracker (Ao contrário dos hackers, os crackers usam suas habilidades tecnológicas para promover ações maléficas) que tente penetrar em uma ou mais de suas contas.

As senhas também devem ser alteradas regularmente. Novamente, isso ajuda a diminuir os danos se uma senha for roubada, porque o Cracker ou Hacker não terá acesso a todas as suas outras contas.

  1. Evitar a veicular de informações sigilosas nas redes sociais.

Muitos indivíduos, sem saber, fazem postagens que revelam informações privadas ou confidenciais em seus canais sociais públicos.

Algo tão simples como postar uma foto de que você está de férias pode fornecer o impulso para alguém invadir sua casa. As contas de mídia social devem ser mantidas privadas para que apenas seus amigos e familiares confiáveis ​​possam ver suas postagens.

Também nunca aceite pedidos de amizade de pessoas que você não conhece e tenha muito cuidado com aqueles com contas duplicadas.

Desconfie também de mensagens diretas de amigos ou principalmente de estranhos com links estranhos, pedidos de dinheiro ou te oferendo alguma de graça. Lembre-se que na Internet nada é de “graça” tudo tem um preço, um custo, um valor ou pode te causar um grande prejuízo.

Outra coisa importante, se seu comportamento parece fora do comum ou sua forma de comunicação parece diferente, um hacker pode ter obtido acesso à sua conta.

  1. Preste muita atenção na hora de conceder ou aceitar privilégios de aplicativos.

Quando um novo aplicativo é instalado em seu telefone, ou computador ele geralmente solicita acesso a certos privilégios, como sua localização, câmera, microfone etc… Essa coleta de dados pode ser necessária para o funcionamento do aplicativo, mas alguns aplicativos podem ser menos confiáveis. Tome cuidado especial com aplicativos menores e menos comuns.

Pense um pouco e antes de conceder privilégios automaticamente, considere se a solicitação faz sentido. Caso contrário, não conceda acesso. Privilégios de compartilhamento de localização são especialmente arriscados, pois podem revelar onde você está para qualquer pessoa online.

  1. Adotar uma abordagem proativa com software antivírus.

Um software antivírus confiável deve ser instalado em todos os dispositivos. Existem vários antivírus inclusive gratuitos no mercado. Os vírus podem atingir seu computador de várias maneiras, e um bom software antivírus os protegerá. O objetivo é evitar que eles causem estragos em seu sistema enquanto permanecem indetectáveis.

O software deve ser mantido atualizado para se proteger contra todas as ameaças digitais mais recentes. Isso inclui evitar deixar os dispositivos em modo de espera por longos períodos de tempo.

Em vez disso, os computadores devem ser reiniciados e atualizados regularmente. Isso permite que os fornecedores de software atualizem qualquer falha potencial em seu sistema e adicionem o mais alto nível de proteção para manter a segurança na rede ideal disponível. Tomar medidas e precauções de segurança na internet vai proteger você e sua família, bem como seus amigos e colegas de trabalho e principalmente sua empresa ou seu empregador. Os ataques cibernéticos podem ocorrer a qualquer momento, e basta um erro involuntário para causar sérios problemas. A maioria dos problemas e ataques na internet são causados pelos usuários.

  1. Softwares Piratas.

Tome muito cuido e preferencialmente não use Softwares piratas. Sou totalmente contra a seu uso. São muitos os riscos a segurança em troca de poucos benefícios financeiros, você pensa que está economizando, mas na verdade você pode ter grandes prejuízos veja apenas algumas desvantagens e perigos de utilizá-los:   Vulnerabilidade dos Dados, Exposição de informações confidenciais.  Exposição a vírus e malware. Instabilidade do sistema. Falta de suporte técnico. Multas e descumprimento de obrigações legais.     Perda de tempo. Exposições repetidas a riscos.

Francisco Beck

Francisco Beck

Técnico em Informática, Designer Gráfico e Desenvolvedor WEB. A minha missão é deixar nossos clientes conectados.

 © FrancTec  2018 – 2023 – Todos os Direitos Reservados