Perigos na Internet

Francisco Beck Neto  ///   Fev 13, 2018    

“Algumas dicas de segurança para usar um computador público.”

 

Se você costuma usar computadores em locais públicos como lan houses bibliotecas, ciber-cafés e aeroportos você pode estar correndo um grande risco. Mas para que essa situação seja resolvida e suas informações pessoais, financeiras ou até mesmo profissionais fiquem protegidas basta você seguir algumas regras simples quando for usar seus PC nestes locais.

1ª Dica: Nunca salve suas informações de login/logon nesses ambientes.

2ª Dica: Quando for sair de algum site utilize sempre a opção “sair” do site. Nunca feche o navegador ou digite outro endereço “url” na mesma operação.

3ª Dica: Muitos programas (especialmente sites de redes sociais, Web mail e programas de mensagens instantâneas) incluem um recurso de logon automático que salva seu nome de usuário e senha. Desative essa opção para que ninguém possa fazer o logon como se fosse você.

4ª Dica: Não se afaste do computador deixando informações confidenciais na tela. Caso precise deixar o computador público, saia de todos os programas e feche todas as janelas que possam exibir informações confidenciais.

5ª Dica: Apague suas pegadas. O Internet Explorer 8 oferece a navegação InPrivate, que não deixa pegadas de atividades específicas na Web. Para mais informações, consulte Navegue com privacidade .

6ª Dica: O Internet Explorer também mantém um registro de suas senhas e de todas as páginas que você visita, mesmo depois de fechá-las e de desconectar-se.

7ª Dica: Desative o recurso que armazena senhas. Antes de acessar a Web, desative o recurso do Internet Explorer que “memoriza” suas senhas. No Internet Explorer, clique em Ferramentas , e depois em Opções da Internet .Clique na guia Conteúdo e, em seguida, clique em Configurações , próximo ao Preenchimento Automático . Desmarque ambas as caixas de seleção relacionadas a senhas.

8ª Dica: Apague seus arquivos de Internet temporários e seu histórico. Após usar um computador público, você pode ajudar a proteger suas informações particulares excluindo arquivos de Internet temporários. Para obter informações sobre como excluir arquivos de Internet temporários no Internet Explorer 7 e Internet Explorer 8, consulte Excluir arquivos de Internet temporários

9ª Dica: Cuidado com pessoas que espionam pelas suas costas. Ao usar um computador público, fique atento a ladrões que espionam pelas suas costas enquanto você insere senhas confidenciais para coletar suas informações.

10ª Dica: Não digite informações confidenciais em um computador público. Essas medidas oferecem alguma proteção contra hackers oportunistas que acessam o computador público após você tê-lo usado.

11ª Dica: Tenha em mente que um pirata de informática engenhoso pode ter instalado um software sofisticado no computador público que registre cada tecla digitada e envie as informações de volta para ele. Neste caso, de nada adianta não salvar os dados ou apagar os rastros. Eles ainda terão acesso às informações.

12ª Dica:Se você realmente quiser segurança, evite digitar o número do seu cartão de crédito ou outras informações financeiras ou importantes em um computador público.

 
 
Francisco Beck Neto

Francisco Beck Neto

Técnico em Informática, Designer Gráfico e Desenvolvedor WEB. A minha missão é deixar nosso clientes conectados

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

 © FrancTec  2018 – Todos os Direitos Reservados